Resumo das principais concepções erradas sobre evolução:
Concepções erradas sobre a teoria da evolução e processos evolutivos
. A evolução é uma
teoria sobre a origem da vida
. A teoria da evolução
implica que a vida tenha evoluído (e continue a evoluir) de forma aleatória, ou
ao acaso
. A evolução resulta no
progresso; através da evolução, os organismos estão continuamente a
aperfeiçoar-se
. Os organismos podem
evoluir durante o seu tempo de vida
. A evolução apenas
ocorre de forma lenta e gradual
. Porque a evolução é
lenta, os seres humanos não a conseguem influenciar
. A deriva genética
ocorre apenas em populações pequenas
. Os seres humanos não
estão a evoluir
. As espécies são
entidades naturais distintas, com uma definição clara, e são facilmente
identificáveis por qualquer pessoa
Concepções erradas sobre selecção natural e adaptação
. Selecção natural
implica que os organismos se tentam adaptar
. A selecção natural dá
aos organismos o que eles precisam
. Os seres humanos não
podem ter impactos negativos nos ecossistemas porque as espécies irão evoluir
de acordo com o que precisam para sobreviver
. A selecção natural
actua para beneficiar as espécies
. Numa população, os
organismos mais aptos são aqueles que são mais fortes, saudáveis, rápidos e/ou
maiores
. A selecção natural é a
sobrevivência dos organismos mais aptos numa população
. A selecção natural
produz organismos que estão perfeitamente adaptados ao seu ambiente
. Todas as
características de um organismo são adaptações
Concepções erradas sobre árvores evolutivas
. Taxa que são
adjacentes nas pontas de uma filogenia são mais próximos entre si do que com
qualquer outro taxa em pontas mais distantes da filogenia
. Taxa que aparecem
perto da ponta ou no lado direito da filogenia são mais avançados que os outros
organismos na árvore
. Taxa que aparecem
perto da base ou no lado esquerdo da filogenia representam os ancestrais dos
outros organismos na árvore
. Taxa que aparecem
perto da base ou no lado esquerdo da filogenia evoluíram mais cedo do que os
outros taxa da árvore
. Numa filogenia, um
braço longo indica que o táxon mudou pouco desde que divergiu de outros taxa
Concepções erradas sobre genética populacional
. Cada característica é
influenciada por um locus do tipo
Mendeliano
. Cada locus tem apenas dois alelos
Concepções erradas sobre a teoria da evolução e sobre a natureza da
ciência
. A evolução não é
ciência porque não pode ser observada ou testada
. A evolução é ‘apenas’
uma teoria
. A teoria da evolução é
inválida porque é incompleta e não consegue dar uma explicação completa para a
biodiversidade que observamos à nossa volta
. As falhas no registo
fóssil refutam a evolução
Concepções erradas sobre a aceitação da evolução
. A teoria da evolução
tem falhas mas os cientistas não o admitem
. A evolução é uma
teoria em crise e está a colapsar à medida que os cientistas perdem crédito
nela
. A maior parte dos
biólogos rejeitou o ‘Darwinismo’ e já não concordam com as ideias desenvolvidas
por Darwin e Wallace
Concepções erradas sobre as implicações da evolução
. A teoria da evolução
leva a comportamentos imorais
. A evolução suporta a
ideia de ‘o poder faz a razão’ (da expressão em inglês ‘might makes right’) e racionaliza a opressão de algumas pessoas por
outras
. Se se ensinar aos
estudantes que eles são animais, eles ir-se-ão comportar como animais
Concepções erradas sobre evolução e religião
. A teoria da evolução e
a religião são incompatíveis
Concepções erradas sobre o ensino da evolução
. Os professores devem
ensinar “os dois lados” do tema da evolução e deixar os estudantes decidir - ou
dar tempo igual para o evolucionismo e o criacionismo
. A própria teoria da
evolução é religiosa e portanto exigir que os professores ensinem evolução dá
prioridade a uma religião em detrimento das restantes e viola a liberdade de
expressão (viola a primeira emenda, no original)
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* Esta série é uma tradução do site Understanding Evolution, Misconceptions about Evolution, e os conteúdos irão sendo arquivados na página 'Concepções erradas', neste blogue.
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